9/12/08

Mutumbela Gogo No Teatro Nacional, Oslo

No fim da semana passada houve celebracões da obra de Ibsen. Mais uma vez. (Não sei quantas celebracoes ja houve nos ultimos 2 anos...). Um dos grupos que foram convidados para actuar foi o Mutumbela Gogo, que apresentou a peca de Henning Mankell "Noras døtre"- "As filhas de Nora" (clique aqui para ver a sinopse em inglês).
Eh uma peca cheia de tensao, emocões e que instiga ao pensamento. Ao longo dos cerca de 60 minutos, eu não podia deixar de realizar, uma vez mais, como as mulheres tem uma mesma causa, seja onde for que elas estão, e consequentemente, de pensar em como nos devemos dar a mão, ao inves de atirarmos pedras umas as outras.
Especialmente forte foi a parte em que elas dizem qeu carregam os seus homens nas cabecas. Eh um momento cheio de drama. Mas ao mesmo tempo, fico espantada (he, esta palavra não penso nela faz anos, mas desta vez fiquei), muito espantada com a reaccäo das assistentes de Mocambique. Coincidentemente (ou não?), elas riam-se as gargalhadas em todos os momento que a peca mais me partia a alma. Sera uma capacidade nossa de encontrar humor no mais dramatico do nosso dia a dia? Ou uma forma de escape também nossa?
De todas as formas, sai da peca com os olhos humedecidos, e o coracão mole. Fui trocar umas palavras com as actrizes, para combinarmos os a"after" (hehehe). Passai de ir busc-alas ao seu hotel mais tarde.
Quando eu, a inha irma e uma amiga fomos para lá, econtramo-las sombrias e a com um ar de "dispair" (eish, as linguas: ha situacoes que encaixam melhor numa lingua que noutra, ne): Enquanto elas actuavam, alguem foi mexer na carteira de uma delas, e de lá retirou todo o dinheiro (nao somente o cashet) de uma das actrizes!
Fiquei chocada. E não via mais oque fazer, do que aconselha-las a irem a policia.
Espero que elas o tenham feito.

No comments:

Post a Comment