3/4/09

Divas II: Mercedes Sosa






Quando eu vivia no colégio, tinha uma colega de quarto Mexicana, a Lakshmi. Ela tinha um carinho de irmã mais velha para comigo. E quando eu estava triste, depa (deprimida) com saudades de casa ou cansada, ela punha musica a tocar. E muitas das vezes punha a musica da Sosa, que sem eu saber porque, me fazia chorar.


Anos mais tarde, voltei a procurar esta musica na internet. E a ler sobre a cantora. Os meus temas preferidos sao, entre outros, alfonsina y el mar, gracias a la vida, vengo ofrecer mi corazon, bem como duetos que ela fez com muitos dos grandes da America Latina e Espanha. Muitos deles comungam do mesmo ideal, de um mundo melhor, livre das dictaduras que marcaram muitas nacoes.


Mercedes Sosa é uma mulher argentina nascida em 1935, e que comecou a cantar aos 15 anos! (A isto chamo eu de percurso musical!)


Devido aos seus longos e lisos cabelos negros (pretos?), é carinhosamente chamada "La Negra". Convido-vos a escutá-la, e compreenderão porque ela é também chamada "La Voz de Latinoamerica".


Oque gosto dela é a profunda e inconfundivel voz. O facto de o canto dela estar inspirado pela música india, e o seu activismo.


Música:


Conto os seus discos, e sao nada menos que 44! O primeiro produzido em 1962, e o último, em 2005!



Sosa fez trabalhos com, por exemplo: Pavarotti, Sting, Joan Baez, Abdrea Bocelli, Silvio Rodriguez, Pablo Milanes, Milton NAscimento, Caetano Veloso, Gal Costa, Joan Manoel Serrat.


Numa atitude que realmente admiro, ela participa em concertos e discos também de artistas mais jovens do seu proprio pais, como Fito Paez e Charly Garcia, ambos rockistas.






Activismo socio-político


"La Negra" desde muito jovem identificou-se com a esquerda. O seu apoio ao Peronismo valeu-lhe a proibicao dos seus discos em 1976, a prisao em 1979, e o exilio, de onde regressou em 1982.


A preocupação sócio-política refletiu-se no repertório interpretado, tornando-se uma das grandes expoentes da Nueva Canción, um movimento musical latino-americano da década de 60, com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas. Do Brasil conhecemos Gilberto Gil, Milton Nascimento, Caetano Veloso. Em Cuba temos Pablo Milanes e Silvio Rodriguez, e Victor Jara no Chile, entre outros. A Nueva Cancion é caracterizada por uma ideologia de rechaço ao que entendiam como imperialismo norte-americano, consumismo e desigualdade social.


A partir de 1995, la Negra tem recebido diversos premios e reconhecimentos. Como músico, erica-me os pelos o pensar na ovacao de 15 (sim quinze) minutos que ela recebeu no Carnegie Hall.


Presentemente "La Voz de latinoamerica" embaixadora de boa vontade da UNESCO para América Latina e as Caraíbas.







Fontes:

- www.mercedessosa.com.ar

http://es.wikipedia.org/wiki/Mercedes_Sosa



8 comments:

  1. Uau...uma verdadeira Diva. Nunca tinha ouvido falar dela, tambem não costumo ouvir muito musica mexicana. Fiquei fã dela principalmente por se identificar com as peronistas.

    ReplyDelete
  2. Shir, mani, nao é mexicana, é ARGENTINA! (rsrs)

    Eh fiquei ainda mais fä quando soube que ficou presa "por causa da causa". Não há nem parametros de comparacao com as ditas "divas" que vemos a torto e a direito!

    Beijocas

    ReplyDelete
  3. é diva e pronto! Gostei de a conhecer!

    ReplyDelete
  4. Interessante o percurso e mais interessante é o facto de nos chamar atenção ao desconhecido (quando se mostra necessário conhecer), quer dizer, as suas divas deixam de ser suas a partir do momento que as trazes aqui. Vou já procurar o trabalho da Mercedes, para deixar meu ouvido dizer muitas outras coisas e quem sabe, podermos discuti-la um dia em pé de igualdade

    ReplyDelete
  5. Interessante o percurso e mais interessante é o facto de nos chamar atenção ao desconhecido (quando se mostra necessário conhecer), quer dizer, as suas divas deixam de ser suas a partir do momento que as trazes aqui. Vou já procurar o trabalho da Mercedes, para deixar meu ouvido dizer muitas outras coisas e quem sabe, podermos discuti-la um dia em pé de igualdade

    ReplyDelete
  6. Amosse,

    Demorei responder-te por estar de cama. Mas cá estou de volta, para dizer-te que aguardo pela ocasiao de discutirmos Mercedes Sosa.

    Aliás, como bem apontas, ao trazer estas celebre mulheres ao nosso lugar de debate, é para criar a ocasiao de as conhecermos melhor, e eventualmente reflectir sobre oque esta nossa humanidade tem feito. pensado. dito. e cantado.

    Beijocas.

    ReplyDelete
  7. Toc, toc, toc...

    Esta alguem em casa? Sera que estas congelada?

    ReplyDelete
  8. Shir, sao os espiritos, pa! Nao me deixam em paz, tenho que ir p casa phahlar...

    ReplyDelete