4/14/09

Divas III: Susana Baca (parte 1)

Susana Baca

Parte 1

Durante 3 anos vivi na av 24 de julho, num 6. andar, com a minha best friend. De entre tantas coisas que trocamos e partilhamos, está bem presente a música e musicos. Foi com ela que escutei, por primeira vez, Susana Baca.

A voz de Susana intrigou-me desde o primeiro momento que a escutei. Procurei saber a cor da sua pele, se era jovem, e de que parte de America Latina era (muitas das vezes a voz dá-me este detalhes). Concluí: idade indescifravel, mas jovem sem duvidas, cor: mistura de cores, e escolhi, mais do que conclui, que ela era de centro America, provavelmente da Colombia.

Depois de que mudei de pais, e tive mais acesso à musica, comprei dois albuns de Baca. Tenho que confessor que as fotos no booklet dos cds ainda nao me diziam nada sobre a sua idade. Mulher atemporal? No entanto, fiquei a saber que ela era negra peruana.

Mas nada me surpreende em relacao as migracoes do “our people” (sorrio), e sobretudo tendo em conta que Peru é pais com costa. O trafico de escravos cobriu todo o planeta…

No ano passado tive o privilegio de conhecer Susana Baca. Atraves de um amigo, Lindo. O Lindo ia tocar num festival, African History Week. Ao saber que ia tambem tocar com Susana, colei-me a ele feito mosca a uma ferida.

Assim fui com ele a um dos primeiros ensaios, e embora me tenha sentido como peixe for a dagua (os organizadores do festival nao estavam exactamente empolgados por verem uma desconhecida intrometida na fase preparatoria do festival. Vale dizer que mais tarde desenvolvi bom contacto com quase todos eles, e possivelmente va trabalhar na coordenacao da edicao do AHW deste ano.)

Anyways, estou sentada num banco, a espera de que os musicos comecem a ensaiar. E vem Susana, e senta-se ao lado de mim. Trocamos beijinhos, e apresento-me.

Respondedo a pergunta dela de como era que eu falava bem espanhol, lhe disse que havia vivido e estudado musica em Havana. A isto, vi lagrimas a cairem do rosto dela, e ela me explicava “eh que na minha banda havia um jovem cubano, que era tao especial, ele fazia um trabalho excelente, (…) Mas ha uns dois anos, e estando eu de viagem, ele fica doente, e falece. “Ay Amelita, que tristeza” – concluiu um. Desajeitadamente dei-lhe um abraco…

Voces imaginam a minha cara?

Para dizer-vos que Susana eh uma mulher simples e transparente, sensivel e muito expressiva.

Dias mais tarde, na sua actuacao, a Susana tirou os sapatos finos que tinha, subiu ao palco e cantou a capella (ie. sem acompanhamento de instrumentos). Para o meu espanto, a mulher chorava ao cantar a sua musica, chorava e dancava!

Mas… porque diva?

(cont.)

2 comments:

  1. Tambem gostaria de entender, porque diva? Aguardo ansiosamente pelo final e gostar de ver o videoclip ou ouvir a musica se possivel para tecer um comentario salutar.

    Pela forma como descreves as divas, demonstras um sentimento forte com a musica, mas boa musica. Forca!

    ReplyDelete
  2. olá! tudo bem? Não conheço essa cantora de que falo. beijos para si e uma boa semana! Nuno, Portugal

    ReplyDelete