5/10/09

As Mães - Feliz dia!




Segundo onde te encontras, o dia das mães é no primeiro ou no segundo domingo de Maio. Cá é hoje, segundo domingo... Não tenho a certeza sobre o meu país... Mas de todas as formas é hoje que quero dizer para a minha mãe, para as minhas mães, e para as minhas irmãs que ser mãe é uma benção.

Trazemos ao mundo crianças que não são nossas... Temos a responsabilidade de seguir o seu dia a dia, e somos influentes na formação da sua personalidade, de uma forma tão profunda que me assusta. 

Somos as mães do mundo, carregamos o peso do mundo nas nossas ancas e no nosso regaço aconchegante. No entanto não trocariamos o ser mulher pelo ser homem. Não trocaríamos o sorriso dos filhos pelo cheque mais gordo (se bem que o cheque pode proporcionar esse sorriso)...

Mas ser mãe não é somente gestar e parir uma criança. Ser mãe é muito mais. Costumo dizer a minha filha que ela tem muitas mães. Porque são muitas as minhas irmãs (de armas ou de flores se quizerem), que a querem, a educam, a cuidam, a repreendem e mimam como eu. 

Por outro lado, são essas mesmas irmãs que estão na retaguarda. Quando eu não posso, nao vejo como, não sei como estar presente como mãe, lá estão elas, segurando-me, abraçando-me, aconchegando-me e falando. Ou simplesmente estando, para e até que eu volte a ser...

Aqui onde não há babás, são as minhas manas que me dizem "Olha, eu vou passar buscar a criança para dar voltas, enquanto tu descansas"... Graças aos céus por existirem.

Por isso neste dia, tão das mães que gestaram e pariram, quero extender a minha homenagem e obrigado aquelas mulheres que, mesmo não tendo gerado nem parido, são mães igualmente. De crianças e do mundo.

feliz dia das mães! Feliz dia de las madres! Happy mothers' day e Gratulerer med mors dagen!




1 comment: