7/3/09

Direito de votar

Não quero nem falar da discrepância entre o discurso de que nós na diáspora devemos levar projectos e investidores ao país e o facto de não podermos exercer o direito ao voto.

Só queria chamar atenção a esta noticia, no canal de Moz , sobre como nós no resto do mundo (excepto Portugal e Alemanha), não vamos poder votar.

Quando nos remete à exiguidade de fundos para fazerem o seu trabalho de nos providenciarem a possibilidade de eleger, sendo nós parte de um bloco, o tal "resto do mundo", que virtualmente é parte de Moçambique (constituído por moçambicanos na diáspora), pergunto-me a mim mesma se no caso de eles terem meios exiguos, poderão se dar ao luxo de excluir parte do Moçambique geográfico da possibilidade de votar?

Oque quero perguntar é: Pode-se excluir por exemplo Namaacha, Maxixe, Xizapela etc, etc, das eleições porque não há meios?

Será mais fácil tomar medidas exclusivas para osque estão distantes fisicamente, porque se assume que não reagiremos?

E há mais. Refere-se à falta de documentação, como a segunda causa de nós não podermos votar. Não entendo então proque é que nos registamos na nossa embaixada.

"...os moçambicanos na diáspora terão de provar com comprovativos de que são moçambicanos. Para o recenseamento eleitoral, têm de ter documentos como passaporte ou bilhete de identidade com validade e de origem moçambicana de forma a facilitar o processo das equipas do STAE, conforme prevê o artigo 22 da Lei 9/07. " (cit)

Não seja por isso, tenho documentos válidos, e de origem moçambicana. Digam-me onde é que é o meu posto de recenseamento, e para lá me dirigirei.

Ou então, apresentem-nos razões plausíveis de não podermos exercer o nosso direito de voto.

2 comments:

  1. As tuas preucupacaoes sao justas mana e acima de tudo patrioticas por que reivindicas o teu direito de cidadania. Na diaspora ou no pais penso que deviam ser criadas condicoes para que todos votem. Mas como o nosso pais eh sempre assim desprovido de meios essas decisoes nao surpreenden a pessoas como eu. So falta dizerem que voces ai ja nao sao mocambicanos.

    ReplyDelete
  2. Olá Wakuichinga, mas aí é que está a questão, não nos podem retirar a nossas moçambicanidade, até porque contam o a comunidade na diáspora noutras situações... Ou somos ou não somos...

    ReplyDelete