10/31/08

Contas à nacao

Ha pouco menos de duas semanas assistindo a um debate na televisäo, fiquei estupefacta com uma coisa. Porque gostaria de contar os antecedentes, este post sera longo. Por isso vou dividi-lo em partes. Estou a escrever num computador sem acentuacao em português, por isso farei a devida acentuacao a noite, desde casa.
----
Contas à nacao, via tv:


Tudo comeca com a crise de mundial economia (que, para dizer a verdade, näo entendo muito bem).
Quando o governo americano aprovou o plano de emergencia para "salvar" os bancos, imediatamante a banca norueguesa comecou a exigir do governo uma accao igual.
Nessa altura, tanto a ministra de financas como o primeiro ministro (que é, como sabem, o chefe do governo), vinham quase todos os dias dizer que "näo havia perigo, para a economia norueguesa". "A nossa moeda é forte", diziam, entre outras "explicacoes".

No entanto, alguns dias depois, a bolsa de valores comecou a cair entre 4 e 7 % durante dias seguidos. Dizem os entendidos que isso antecede a queda da economia.


Pois, um dia aparecem a ministra de financas e o Stoltenberg (pm), junto do chefe do Banco nacional, a infrmar que urgentemente haviam adoptado medidas de contigencia da economia, e que haviam aprovado um pacote (money, money honey) para os bancos.

O problema foi que, apesar dos bancos terem estado a solicitar este pacote durante dias, a decisao da sua criacao foi tomada de uma forma um tanto ou quanto repentina.

O gabinete do primeiro ministro havia estado em contacto directo com o maior banco nacional (DnBnor), que tem accoes do estado. Este contacto, preterindo assim o ministerio de financas, foi razao de um debate serio..

Questionava-se se :

- o pm havia agido acima da lei, ao decidir sober o pacote, ao inves de deixar esssa tarefa ao ministerio de financas; Ou eventualmente tomar a decisao em conjunto;

- o pacote havia sido resultado de interesses do estado, deixando de fora os bancos privados;

- se algum funcionario do DnBnor havia quebrado as leis, ao estar em contacto directo com o gabinete do ministro, em relacao à crise no pais;

E eh nessa esteira de acontecimentos e questionamentos que o pm, a ministra de financas e outros sao convidados a televisao nacional (o canal estatal), para debater sobre o assunto.

(cont.)

2 comments:

  1. É assim mana Nyabetse, ... assim como o cobrador de chapa está feito com o motorista, um dos funcionários desse banco está feito com o Primeiro-Ministro. São coisas que acontecem, pensei que aí fosse excepção.
    Força...bjs!

    ReplyDelete
  2. Pois é, meu mano Shirangano, águas turvas´em todo o lado... Espero que o caso seja bem esclarecido, e dentro de pouco tempo!

    Beijocas!

    ReplyDelete