10/24/08

Queendom

Na quarta-feira fui assistir a performance de grupo feminino, Queendom .
São quatro mulheres afro-norueguesas a fazer sátira, conversar com o publico e a cantar.

Elas são únicas, não sei de nenhuma coitra africana a fazer satira sobre a "integracao" dos estrangeiros, politica, e vida diaria dos imigrantes neste pais.

No entanto, sao tao profundas que ao inves de rir, eu chorava. Tocavam algo profundo em mim, que me fazia tirar lágrimas, constantemente. Um sentimento enorme de tristeza pela ignorancia e preconceitos que cada um de nós leva consigo, quem sabe se da escola, ou da mesa de casa... ou ainda se das brincadeiras com amigso durante a infancia: tu es diferente, tu nao es uma de nós, tu nao pertences a este grupo, tu não podes ter uma vida igual à nossa!

Outra coisa que me tocou as minhas emocoes foi uma cancao que elas cantarma, que entre outras coisas dizia :

"Hei sister, you are not alone
(...)
I am not your enemy

..."

Fiquei tao triste poruqe é verdade, as mulheres só podem unir-se para conseguirmos uma vida mas completa. Mas ao mesmo tempo, não será mais fácil dizer do que fazer? Quantas vezes mulheres são incapazes de dar-se a mão umas às outras... Trouxe-me recordacoes amargas de solidao neste pais. (Felizmente é tudo passado.) AO mesmo tempo senti esta corrente de energia que une todas as mulheres, quer queiramos, quer não. Como mulheres vivemos certas situacoes que nao viveriamos se nao o fossemos. Temos todas algo em comum.

Um dos cortos sketches foi sobre os lugares que um afrinaco nao pode ir na Noruega. E as mulheres, foi lhes recomendado que nao andassem pela Karl Johann à noite. Recorde
neste post, oque pode acontecer com mulheres negras nessa avenida, de noite.

Enfim, a sessão de Queendom foi espectacular.

Recomendo a quem vier a Oslo, tentar ver este grupo. Porque ainda que não entendas a lingua local, vais certamente viver uma optima experiencia, dado que elas canta, e muito bem, com letras sobretudo em ingles.

No comments:

Post a Comment