1/30/09

As amizades que tenho: Integracao e mentores

Quero tanto falar de algumas "amizades" que tenho. mas para isso preciso explicar-vos porque desejo falar delas.

1. Integracão e Mentores




Escrevo este poste para criar bases para o post seguinte.





No sabado sai na tv norueguesa. e não foi de raspão, como alguns maldosinhos já estão a pensar. Eu conto, ah, se conto:


Integracão é o fenomeno através do qual, um individuo passa, para poder pertencer a esta sociedade. Aprender e falar norueguês, arranjar emprego, conseguir amizades locais, etc, etc, etc... Está demais dizer que eu acho que a pessoa nunca se integra compleamente.



Arranjar emprego pode ser uma dor de cabeca. Arranjar o emprego ideal, eh um sonho que requer muita perseverancia. Sao muito poucos os estrangeiros que conseguem isso.


Näo pertenco a minoria que tem o dream-job, mas tao pouco a que se conforma com o emprego que tem, só para fazer dinheiro. Acrescentar que muitos acabam trabalhando na saúde, como enfermeiros ou assistentes. Algumas pessoas apesar de terem uma formacäo e experiencia do seu pais de origem, ao aperceberem-se da dificuldade que e conseguirem trabalho na "sua área, voltam para a escola, para fazer cursos como enfermagem, que teem muita demanda.


Pertenco ao grupo dos sonhadores e batalhadores. Ha pouco alguem que conheco afirmou "existem pensadores e realizadores". Nao comentei, pois discordo com isso. Para realizar algo, há que pensar primeiro, acho eu.

Recordo-me de que, ha uns meses atras, quando eu reclamava da dificuldade em arranjar emprego relevante, uma pessoa aquem respeito muito desafiou-me exactamente a desistir dos meus ideais: "ser artista, trabalhar com pessoas, ajudar mulheres desfavorecidas... faz la um curso de enfermagem ou de contabilista! Esquece esses teus sonhos!"- disse-me.


Mas deixemos integracao de lado, e vamos aos mentores...
Considero um mentor, uma pessoa que pelos seus conselhos, guia, correccoes e mais, mostra a outra(s) um certo caminho, chegando as vezes a abrir portas.
Em abril de 2008 recebi um email, informando-me que havia um novo programa, atraves do qual 10 mulheres nao norueguesas (como eu), com qualificacao, mas que nao encontram o emprego em que estao qualificadas, podiam participar. Cada uma seria atribuida uma mentora, uma mulher altamente profissional e bem sucedida. Juntas trabalhariam com vista a realizar os sonhos profissionais da mentees.


Candidatei-me, com a aplication letter mais simples que ja fiz na minha vida, e voilà, fui seleccionada. E como se nao bastasse, e porque oque eu quero eh trabalhar em projectos de empowerment de mulheres e criancas, e porque estou, com uma colega, a criar uma organizacao para jovens africanas-norueguesas, foi-me atribuida uma das mulheres mais activas nessa área, nomeadamente a princesa Mette-Marit!

Enfim, estivemos trabalhando em segredo, mas a imprensa teve informacão. Daí que foram convidados a um encontro entre todas as partcipantes do programa, Womentor, como se chama.

Foi assim que saí na tv.

Com esta apresentacao, falarei no proximo post, falarei delas, as amizades que tenho (algumas delas, que conste).

No comments:

Post a Comment