2/1/09

As Amizades que tenho 2: reacções


Como procuro fazer no inicio do fim de cada semana, ligo as minhas amigas. Quase todas me felicitam por ser parte do programa WOmentor. Mas com uma, a conversa é mais ou menos com segue:

- Hiiiii, Nyabetse, vi-te na tv.  É bom esse programa, ne!
- Ya, eh muito, estou bem entusiasmada. 
- Entäo, como vai a procura de emprego?
- Ainda estou a busca. Felizmente o meu actual job extendeu-me o contrato por mais dois meses, enquanto procuro algo novo. (Como já expliquei no post anterir, é exactamente isso que estamos a fazer, no ambito do programa Womentor.)
- Eu acho que tu nao deverias procurar outro emprego. Está bom esse que tens, deixa lá ficar. Näo procura mais nada. Fica aí mesmo.
- Ah, ok. Sabes, tenho que desligar.


A segunda conversa "interessante foi mais ou menos nos mesmos moldes.
- M, afinal porquê é que estás nesse programa? O emprego que tens nao chega?
- Olha, eu cho que posso fazer muito mais, e o fact de ter uma mentora vai me ajudar a chegar onde quero.
- Chegar onde queres oque, se tu já tens trabalho, afinal queres mais oque?
- Quero um trabalho que...
-Tu ja tens sorte de estar a trabalhar. Esquece lá isso!
Logo pensei:
-Aqui não há mais conversa possível. Terminei a conversa...

Fiquei a perguntar-me se estas duas mulheres estavam conformadas com a vida que tinham, ou se pelo contrario, gostariam elas de terem apostado um pouco mais em suas carreiras...

Fez-me recordar uma outra mulher, também moçambicana, que respeito muito que me "alertou": Demora 7 anos até um estrangeiro ter emprego na Noruega.

E cada vez que eu reclamava por não conseguir nada em termos de emprego, ela dizia que eu tinha que relaxar, e recordar que antes dos 7 anos, nada ia passar!





No comments:

Post a Comment