8/2/09

Uma manhã na polícia - 1

Comparativamente, acho a policia norueguesa bem pacifica. Mas no geral, não o é, eu sempre sou "innvandrere" (imigrante), logo relativamente mais ignorante que os "locais", e por cima negra!

De todas as formas, o meu contacto com a poli é sempre mínimo. Quero dizer, practicamente nulo. Só falo com a poli quando eles me interpelam, e sempre coloco as garras bem à vista. Ou melhor, afio bem a lingua, desafio-os, e continuo com os meus fazeres. Como quando fui receber a minha irmã na estação central, e estava um polícia a interrogá-la. Pedi-lhe que na minha presença também parasse cidadãos de raça branca e fizesse a sua rotina (como ele chamou oque estava a fazer).

Mas não pensei em nada disso quando esta semana decidi ir a poli meter queixa por acosso. A estória começa há já alguns meses.
Resumidamente remeto-vos a este video, que coloquei nessa altura neste outro blog. O video, para quem não o pode ver, retrata a actriz mexicana Salma Hayek dando de mamar um bebé africano no centro de saúde perdido no nosso continente negro. Ele foi colocado por uma então amiga no facebook. Expressei a minha opinião sobre o mesmo, a qual levantou um grande debate, ond eentre outras coisas fui chamada "racista".

No entanto, eu achando que o debate se havia tornado pessoal e bastante rude, retirei-me do mesmo. A pessoa que colocou o video, a quem chamarei Maria, começou então a mandar-me mensagens ond econtinuava o debate e os insultos, à minha caixa de mensagens do facebook. decidi retira-la da minha lista de amigos. Mas mesmo assim continuava.

Pedi ao facebook que a boqueasse, tendo como razões o seu acosso.

Quando ela descobre que não me atinge por esta via, começa a mandar-me mensagens ao email.

Pedi-lhe que me deixasse em paz, oque ela fez durante uns meses.

Mas na semana passada, voltou ao ataque, desta feita contra uma das amigas que concordava com o meu pontos de vista sobre o video. E nessa deixa, recomeça a mandar-me emails!

Com uma paciência que não é minha, mandei-lhe uma mensagem em que lhe peço que me deixe de mandar emails, e que se recebesse mais um só, contactaria a policia.

Respondeu-me! E troçando de mim por querer contactar a polícia. Só que felizmente cá toma-se o assedio ou acosso muito seriamente.

No dia seguinte imprimi todos os emails que tinha conservado, acima de 20, e dirigi-me a policia.

6 comments:

  1. E depois? E depois? Espero pela parte dois e seguintes. Força ai Melita, abuso tem limite!!!

    ReplyDelete
  2. De facto, abuso tem limite...ha que mostrar certas pessoas que nao sao todos os mocambicanos que engolem sapos! Paciencia tem limites...

    ReplyDelete
  3. Nos conta o resto please!

    ReplyDelete
  4. Pois, eu cá fiquei cheio de curiosidade sobre a discussão que o video gerou. Não pode reportar o link, para esse debate?
    Quem sabe eu não teria paciência para interplar a
    "dita cuja"?

    ReplyDelete
  5. Xim, Shir, Nelson, pois é! fez-me bem sentir que tenho mesmo o direito de viver em tranquilidade.

    Agry, o video está no blog "Nyabetse Reflections", tens o link no canto esquerdo superior deste blog.

    Beijocas

    ReplyDelete
  6. Oi! Que historia. Quero lhe dizer que foi o seu comentario sobre aquel video de Salma Hayek que me fez ver-lo por outros olhos. Eu, como muitos aqui na America, pensava que o video era bom, so porque mostro como e bom mamar em vez de usar garrafinhas. Mas...depois de ler a sua opiniao, concordei com ela, e verdade, as africanas nao precisam dessa imagem.

    O sinto muito que outras nao lhe deixaram expressar a sua opiniao em paz.

    ReplyDelete