8/9/09

Uma manhã na polícia - 2

Chegada à policia, espero uns minutos na bicha para ser atendida.

Estavam dois inspectores, uma jovem, e não tão jovem, homem. Por sorte atendeu-me a mulher.
Muitas vezes nas repartições públicas pensamos que um homem atendendo uma mulher é mais facilitado, porque estabelece-se logo um laço, ora por via de olhares e as associações que cada estabelece (a mulher-objecto, o sorriso, a sedução), ou pelo apelo ao aspecto maternal que sempre transportamos (sim, sim, estamos conscientes desse poder ;)...) Mas naquela situação, o homem representava para mim "a Policia", instituição. A tal que me incomoda...

Enquanto ia pensando em tudo isto, abrem-me a porta, e indicam-me que apresente o meu assunto à jovem.

- Bom dia. Gostaria de saber se voces tem alguma unidade que trata de acosso virtual.
- Temos sim. Qual é o seu problema?
- Quando alguem te manda mails incessantemente, e recusa-se a deixar-te em paz durante meses e meses, isso pode ser motivo de queixa?
- Conta-me a tua estória.

Lá contei a estória, e mostrei-lhe o monte de "provas", os emails que haviam sido enviados, incluindo, claro, os dos insultos, que me haviam incomodado muito. Deixem-me dizer-lhes quando bloqueei a Maria do meu facebook, fiquei fora do debate, não guardando, por isso registos do mesmo. As mensagens pessoais que ela me havia mandado pelo facebook eu apaguei, sem saber que um dia seriam necessárias (rs).

De todas as formas, a inspectora ficou chocada quando lhe entreguei o "dossier" que trazia. Infelizmente estava tudo em espanhol, de formas que ela não se pôde inteirar do seu conteúdo.

Enseguida ela deu-me um modelo usado para reportar casos. Tratando-se de um tipo de acosso, o virtual, e tendo este caracteristicas próprias, ela acrescentou as perguntas específicas do mesmo, e explicou-me que devia escrever uma carta, contando o caso "tintin por tintin", demonstrar que houve acosso, e deixar explicítas as medidas que eu esperava que a poli tomasse.

Era um dia muito estranho. Um dia vermelho, como os chamo. Não me sentia nada bem, e tinha uma série de reuniões umas detrás das outras. Havia uma tensão no ar...

Decidi ir a um netcafe e escrever a carta.
Bem, como palavras não me faltam, escrevi uma carta de 3 páginas.
Oque desejava? Que Maria deixasse de me comunicar, de uma vez por todas. Quer fosse por via escrita, falada ou física. Queria a minha tranquilidade e a da minha familia.

Lembram-se de quando eu disse que o policia homem representava o sistema? Pois, eu sei que alguns franziram o cenho. Eu também o faria, se não entendesse de que se tratava.

Pois então, duas horas mais tarde regresso à estação da poli. O jovem recebe a carta, incrédulo olha bem para os meus olhos e diz "Já escreveste?" (Hei, passei DUAS horas a escrever, estou frustrada por ter tomado tanto tempo, mas sim, escrevi.) Acenei que sim.

- Mas escreveste-a tu mesmo? Em norueguês?
Eu já estava a perder a paciência:
- Sim, tem alguma coisa de errado nisso? Queres ler para ver se tem error ortográficos?

Felizmente a inspectora estava pronta para atender-me de novo. Suspirei de alívio. Estava ali uma mulher que entendia o meu caso, uma verdadeira sister (rs). Ela recebeu a carta que eu havia escrito, leu-a, e confirmou que havia ali um caso. (Não pude esconder um sorriso de vitória, hehehe!)

Enseguida ela explicou-me que eu receberia, por correio uma confirmação da entrada do caso à policia. Mas isso não sginifica nada, Eu agora levo este processo para o depertamento, e serão eles quem vai fazer as investigações necessárias, e tomarão as medidas certas. Mas com todos estes emails, não deverá ser dificil para eles chegar a uma conclusão.

Pronto, apesar das minhas dores e do cansanço saí com um sorriso e uma esperança.
Passados 5 dias recebi por correio a carta da policia confirmado a entrada de um caso, da cidadã acima citada (moi), contra a cidadã Maria.

Agora é só aguardar o desfecho do caso!
.... .... .... ....


PS: No canto esquerdo deste blog tem o link que diz "things that make me sick about this video". É o dito cujo.

4 comments:

  1. Hehehhe, vai em frente mana, essa Maria abusou.

    ReplyDelete
  2. Tive que procurar o blog recentemente actualizado. Jag hittade den här.

    ReplyDelete
  3. Tive pressa quando da última vez vi ao blog. Li os dos posts sobre o caso de acosso, fizeste bem pois que ela estava a te torturar psicologicamente.
    Boa resposta ao polícia que te perguntou se foste tu mesma que escreveste, ainda que ele sabe que se precisasses de ajuda eles mesmos contratariam um tradutor como o farão para e-mail em espanhol.

    ReplyDelete
  4. Pois és Ximb, tudo tem limites.

    Reflectindo, bem vindo ao blog. Pois, fiquei curiosa quando escreveste, e depois em sueco. Estás cá no norte do mundo?

    Pois, eles teem que traduzir, era só aquela base de nos medirem aos palmos. Agora só estou a espera do desfecho.

    Beijocas

    ReplyDelete