9/27/08

Mulher (+ negra) = Prostituta?

Completei anos recentemente. Para marcar a data (que calhou no meio de semana), saí no fim de semanan seguinte com duas amigas. Fomos dançar num clube local, no centro de Oslo, e trocar umas copitas de vinho.

Divertimo-nos tanto. Saimos do clube só quando ele encenrrou, e enquanto caminhavamos pela Karl Johannsgate, íamos conversandor, rindo, tirando fotografias.

Uma da minhas amigas havia trazido consigo uma garrafa de vinho de casa. Estava na sua bolsa, e de vez em quado (as escondidas) retocávamos o sabor a vinho que tinhamos na boca ;)

Descendo a avenida, em direcção a estacão de comboios (quem conhece em Oslo sabe que esta é uma das avenidas de referência), lá iamos nós, as tres alegres marias, sem darnos conta de que havia mundo ao redor de nós.

De repente vimos um jovem a apreoximar-se de nós. Ele interpelou uma das minhas amigas e perguntou-lhe "ustedes hablan español?" (Voces falam espanhol?), ao que ela respondeu-lhe apontando para mim "ela fala".

O jovem aproxima-se de mim, que penso que deve ser um turista perdido, a procura de ajuda. Para minha surpresa ele olha-me directamente, e sem hesitar nem pestanejar, pergunta-me: "Cuanto me cobran para acostarme con ustedes?" (Quanto cobram para ir a cama comigo?)

Fiquei tão parva, mas respondi-lhe, olhando de frente "Olha - em español - se tu nos perguntas isto porque somos mulheres, podes simplesmente ir perguntar a tua mãe".

O homem, ao inves de pelo menos desculpar-se e desaparecer comeca querer dizer algo " Voces tem qeu compreender-me...", Eu a tentar falar com ele, a minha amiga que tinha a garrafa tirou-a da bolsa, avancou para ele brandindo-a bem alto e dizendo algo como "porque não tentas tu entender esta garrafa?"

O homem assustou-se bem, pediu desculpas e saiu disparado.



4 comments:

  1. Como escreveu Drummond de Andrade, um grande poeta de cá...'mundo mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima não uma solução...'O preconceito é internacional, tem cor, sexo, gênero, e documento de identidade. Meu abraço cidadão a vocês mulheres de longe e de perto!

    ReplyDelete
  2. Olá, e obrigada pela visita. Um abraco para ti e para as mulheres desse lado do mundo. Todas por uma causa!

    ReplyDelete
  3. Eu ja estive em Oslo e posso vos garantir que o individuo em questao cometeu um erro, mas teve motivos para tal. A quantidade de prostitutas nigerianas no local e' muito grande.

    ReplyDelete
  4. Mas nenhuma de nós era nigeriana!!!!!!!

    ReplyDelete