2/16/09

DIVAS (intro)

O concerto da sexta-feira (veja post anterior) despertou em mim uma vontade que tenho faz meses. A de escrever um pouco sobre as minhas divas.

Fui procurar no wikipedia a definicao de diva, para apoiar a minha intencao. infelizmente o qiki em português nao a tinha. No wiki em espanhol encontrei sim exactamente a definicao que eu tenho em mente quando falo ou penso em diva.

cito:

Diva é, na musica clássica uma cantora de renome que se caracteriza por ter uma voz excepcional. Em latín e em italiano, a palabra diva significa «divina» e é forma feminina da palavra latina divus - deus. Também utiliza-se o termo italiano prima donna (primeira dama).

No fim do artigo acrescenta-se que:
O termo perdeu grande parte do seu significado original ao ser manchado pela imprensa ao descrever mulheres incapazes de ganhar-se o auditório sem a ajuda do microfone.

Como a revista Times colocou em 2001:

«Por definicão, uma diva é uma mulher com um ego desvastador compensado parcialmente pela sua formosa voz.»

----
Dito tudo isto, quero acrescentar que eu penso em DIVA como uma mulher especial, que tem uma voz fantástica, mas que também tem uma sabedoria acumulada com os anos. É uma mulher-deusa, que sabe que tem um dom magnifico, mas que é humilde, e fácil de comunicar. É uma mãe da humanidade, e a sua música transmite a identidade de um povo.

As minhas divas são: Miriam Makeba (Africa do Sul), Mari Boine (Samiland), Susana Baca (Peru), Cesária Évora (Cabo Verde) e Mercedes Sosa (Argentina).

4 comments:

  1. Prima dona (em portugues, claro), ha um desafio no Ximbitane no qual estas intimada a participar. E como andas a falar de musica, vai ser canja. Aguardo ta?

    ReplyDelete
  2. Belo tema!

    Sabes? Uso AVID que e o avesso de DIVA. E a alcunha começou porque o meu irmão dizia que eu tinha “manias” que as grandes damas da música e do teatro têm. Ele diz isso claro, que choro demais, rio demais, amo e odeio em extremos. Quando quero sei monopolizar de forma quase repulsiva.

    Hehehe enfim... Numa coisa concordamos. As DIVAS nascem divas, não se criam. Afinal não só a fama e o dinheiro que as torna grandes senhoras, acho que necessita de um complemento que venha de dentro do ser. Ou se é. Ou não se é.

    Pensei nas divas e concerteza escolho: Graça Machel, Fernanda Montenegro, Isabelle Allende, Edit Piaff, Madonna entre tantas outras que as luzes da ribalta lhes faz vénia absoluta.

    Bjs meus

    ReplyDelete
  3. Xim, como ja viste, estou la! hehehehe

    ReplyDelete
  4. AVID,

    Obrigada pela visita.

    Se tu soubesses como eu ja matutei a querer entender o "AVID". Tinha chegado a conclusao de que era uma sigla, e que gostava, porque tambem sao as letras de "VIDA"... só para veres como anda a nossa imaginacao!

    E fico feliz por perceber que afinal nao sou a unica que "reclama" pelo bom uso desta palavra!

    Beijinhos

    ReplyDelete